A instalação de ar condicionado em condomínios requer atenção ao que é permitido ou não. Adquirir e instalar um ar condicionado pode parecer algo extremamente simples, sem qualquer mistério. No entanto, quem mora em condomínio deve prestar atenção nas regras de instalação, pois ela pode ser proibida caso o aparelho fique exposto na fachada do prédio.

Aqui vamos aprender sobre as normas e regras de instalação de ar condicionados em condomínios.

Qual norma regula a instalação de ar condicionado em condomínios?

Os condomínios possuem regras específicas em seu regulamento, onde abordam desde normas de convivência até regras para obras. Por isso, antes de escolher o modelo do seu ar condicionado e de contratar um técnico para realizar a instalação, consulte as normas com o síndico ou proprietário do imóvel.

Caso você esteja proibido, pela convenção do condomínio, de fazer a instalação da maneira que deseja, tente solicitar uma assembleia condominial, pois, conforme o Decreto-Lei nº 47344, art. 1425: ” todas as obras que constituírem uma inovação, dependerão da aprovação da maioria dos condôminos, sendo que tal maioria corresponde a 2/3 de todos os moradores.”

Por fim, analise qual a condição do seu condomínio. Prédios mais antigos, por exemplo, não possuem estrutura para aguentar a carga de um grande número de ar condicionados, então, para sua segurança e para a segurança de todos os outros condôminos, procure outras alternativas, como um ar condicionado portátil por exemplo.

No que a instalação do ar condicionado influencia no condomínio:

Alguns fatores são levados em conta antes de proibir ou permitir a instalação de um ar condicionado em um local específico do prédio. Vamos analisar alguns deles abaixo:

  • SOBRECARGA: nem todos os prédios são novos. Em algumas cidades, todo um bairro possuí prédios extremamente antigos, onde tanto sua estrutura quanto sua fiação, não foram projetadas para suportar vários aparelhos de ar condicionado. Por isso, você poderá encontrar mais dificuldades para instalar seu aparelho caso more em um condomínio antigo;
  • GOTEJOS: tanto no ar condicionado janela, quanto no split, pode ocorrer um gotejamento. Em casas isso não se tornaria um incomodo, porém, em prédios, pode ser que essas gotas caiam na sacada de outro vizinho ou em cima do ar condicionado de outro morador, ocasionando um barulho incômodo. Portanto, ao instalar seu aparelho em um condomínio, certifique-se de pedir a colocação de um dreno seco ou de uma bandeja;
  • ESTÉTICA: muitas vezes o condomínio em que você mora é novo, possui toda a estrutura, quanto a fiação, para aguentar diversos aparelhos de ar condicionado, mas, ainda assim, é proibida a instalação deles na fachada. Isso ocorre por preocupação estética, pois um ar condicionado, ou diversos, instalados na parede quebrariam a arquitetura e o design do prédio.

    Por isso, sempre consulte as regras do local onde você mora antes de realizar a instalação.

Melhores modelos de ar condicionado para quem mora em condomínio:

No mercado existem diversos tipos de aparelhos de ar condicionado. No entanto, alguns modelos não são uma boa opção para quem mora em prédios. Veja a seguir quais são os melhores para adquirir caso você more em um condomínio:

  • AR CONDICIONADO SPLIT: a evolução do ar condicionado janela, o split traz tudo que há de mais moderno. Ele é silencioso, possui uma potência alta, um design mais moderno e, com a tecnologia de hoje em dia, seus modelos vêm cada vez mais focados na economia de energia;
  • AR CONDICIONADO JANELA: um dos primeiros modelos de ar condicionado, o qual costuma ficar dentro da janela, mas também pode ser instalado na parede. Este aparelho possui uma potência mais baixa e consome menos energia, sendo, portanto, mais barato;
  • AR CONDICIONADO PORTÁTIL: em algumas residências a instalação de um ar condicionado dos modelos acima é inviável. Por isso, o ar condicionado portátil tem se tornado um ótimo aliado, oferecendo mobilidade, um preço acessível e um bom conforto térmico.