Higienização de ar condicionado

Adquirimos um ar condicionado para aumentar o conforto da nossa casa, por isso, devemos fazer a sua higienização para não deixar que ele acumule fungos, ácaros e bactérias que possam prejudicar nossa saúde.

E por que esse acumulo de sujeiras ocorre?

Porque o aparelho de ar condicionado absorve o ar do ambiente e filtra ele, fazendo com que a sujeira fique acumulada no filtro do ar condicionado. Durante este processo de filtragem ele absorve poeira, fumaça, poluição entre outras partículas suspensas no ar.

Como saber o momento certo de fazer a higienização de ar condicionado?

Não há um período de tempo exato para o intervalo entre uma higienização do ar condicionado e outra, pois isso varia de acordo com a região, tempo de uso e o nível de poluição presente no ambiente.

Por exemplo: o ar condicionado de um shopping e de uma indústria, deve ser higienizado com uma frequência maior do que o ar condicionado da sua residência.

Então, vamos ver aqui os tipos de higienização e periodicidade que recomendamos:

  • HIGIENIZAÇÃO DOS FILTROS:
    A higienização dos filtros é bem fácil de ser feita, podendo ser realizada pelo próprio usuário e consiste em abrir a tampa frontal e remover o filtro para lavar. Esta lavagem pode ser feita apenas com detergente neutro em água limpa. Após basta seca-lo a sombra ou com auxílio de um pano e fazer a reinstalação. Este procedimento além de garantir um ar puro, também proporciona eficiência no funcionamento e pode postergar a necessidade de contratar um técnico para uma higienização mais detalhada em seu ar condicionado.
  • HIGIENIZAÇÃO DE FILTROS E LAVAGEM DA EVAPORADORA: Geralmente feita uma ou duas vezes ao ano, quando observar que seu ar condicionado está com excesso de sujeira na serpentina,  turbina e partes da carcaça do ar condicionado, É hora de contratar empresa especializada ou técnico de sua confiança para realizar este serviço de higienização de ar condicionado.

O procedimento de lavagem da evaporadora consiste na desmontagem completa da evaporadora, removendo a carcaça do equipamento para lavar as serpentinas, turbina, bandeja de dreno e partes plásticas. É necessário bastante cuidado ao proceder a desmontagem para evitar quebrar as partes plásticas assim como isolar a parte elétrica para que não seja molhada durante a lavagem da evaporadora.

Para a lavagem geral do equipamento recomendamos o uso de desengordurantes e detergentes biodegradáveis, ou produtos de base naturais em sua composição.

LAVAGEM DA UNIDADE EXTERNA (CONDENSADORA)

A unidade condensadora deve ser inspecionada sempre pelo técnico e caso observar acumulo excessivo de sujeira na serpentina pode ser necessário fazer a lavagem. Jamais lave por conta própria, pois trata-se de um equipamento energizado e além de risco de choque elétrico pode ocasionar danos caso acabe molhando partes sensíveis do equipamento.

Sinais de que está na hora de fazer higienização do ar condicionado:

Apesar das recomendações de limpeza acima citadas, há alguns sinais que indicam a necessidade de higienização. São eles:

  • DIFICULDADE DE VENTILAÇÃO: um dos primeiros sinais de que o filtro do ar condicionado está sobrecarregado, é a dificuldade de ventilação. Isso acontece, pois a passagem do ar se torna mais difícil e você pode perceber que o aparelho demora mais para deixar o ambiente na temperatura desejada;
  • MAU CHEIRO: ácaros, bactérias e fungos podem, em muitos casos, causar um odor desagradável. Portanto, quando eles se acumulam no filtro, esse cheiro acaba ficando no ar que sai do aparelho, mostrando que está na hora de ser realizada a higienização do ar condicionado;
  • ALERGIAS E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS: se ao ligar o seu aparelho você já começa a sentir que está com sintomas de rinite, asma ou qualquer outra alergia, pode ser que seu filtro esteja contaminado e, assim, distribuindo esses micróbios no ar.

Por que fazer a higienização do ar condicionado?

Além da prevenção de problemas de saúde, como já citamos anteriormente, realizar a limpeza do ar condicionado pode trazer diversos benefícios, como:

  • Redução de ruídos do aparelho
  • Diminuição do gasto com energia
  • Manutenção da capacidade de gelar o ambiente
  • Identificar problemas nas peças do aparelho
  • Aumento da vida útil do aparelho
  • Prevenção de vazamentos

Qual o melhor período para higienizar o ar condicionado?

Se engana quem pensa que é no inverno ou quando o aparelho está muito tempo sem ser utilizado. Conforme citamos acima, a higienização não melhora somente a qualidade do ar nos momentos de uso do aparelho, ela também é essencial para preservar sua vida útil.

Portanto, a limpeza não deve ser deixada de lado, pois mesmo com o aparelho desligado, ainda há o acumulo de poeira e sujeiras, as quais podem se alojar no interior do ar condicionado.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *